A Importância da Respiração na Arte do Canto

cordas-vocais2

Você já parou para pensar em como o som se forma?

O som é o resultado da vibração da matéria transmitida mais comumente pelo ar, e é como percebemos na maioria das vezes,logo, a importância do ar na produção do som tem um papel extremamente importante. Os objetos afetados pelas ondas sonoras também influenciam na produção do som, transformando-o de diversas formas.
No processo de canto, o ar entra pelos pulmões (inspiração) e durante a saída (expiração) faz vibrar as pregas vocais (cordas vocais), o que produz a nossa fala e também o canto.

Mas como já citado, o meio físico pelo qual estas ondas passam influenciam diretamente no tipo de som emitido.
A quantidade de ar que você inspira e expira e os órgãos envolvidos neste processo como: o aparelho respiratório, laringe, mandíbula, língua, céu da boca e dentes… tudo precisa estar funcionando em perfeita harmonia para que você consiga produzir um bom som. A boa condição  destes órgãos é vital para um bom desempenho também, portanto cuide bem deles.

Saber respirar adequadamente irá te ajudar a produzir melhores sons e te dará muito mais domínio sobre o som que você deseja emitir, terá um som mais afinado e com melhor intensidade.
Saber respirar da forma correta pode parecer não ter importância para os mais leigos na arte do canto mas uma vez você entende como o som se forma, perceberá o quão é importante ter domínio sobre a sua respiração.
Controlar a quantidade de ar e como ele entra e sai pelos pulmões  requer exercícios e concentração por isso, treine!

About the author: abbm